Menos fiação, mais automação: Como será a moradia do futuro?

23/03/2022

Quem passou a infância vendo “Os Jetsons” provavelmente cresceu imaginando um futuro no qual as casas seriam administradas por robôs. A moradia do brasileiro está mudando e se adaptando às grandes tendências, como os ambientes automatizados.

Com o auxílio de dispositivos conectados ao Wi-Fi, como Smart TVs, assistentes de voz, lâmpadas e tomadas inteligentes, os moradores podem facilmente comandar à distância, ou por comando de voz, ações que vão desde o acender de uma lâmpada, ao abrir a porta de entrada ou ativar o robô aspirador.

As casas inteligentes já são uma realidade para facilitar a rotina, auxiliar em pequenas atividades do dia a dia e promover soluções para os moradores de forma rápida, eficiente e confortável.

Um lar conectado conta com a integração física e virtual de vários dispositivos que facilitam o monitoramento e controle das suas funções através da internet. Pode ser um simples comando de voz, no smartphone ou uma função programável, desde que torne o dia a dia cada vez mais prático e eficiente. Além da facilidade de agilizar as tarefas diárias, contar com um sistema de automação residencial pode ajudar a economizar tempo, energia e dinheiro.

A Hibou, empresa especializada em comportamento e consumo, fez uma pesquisa para entender mais sobre as moradias do futuro. A expectativa é que em 2031, 89,2% dos entrevistados possam conectar e carregar seus aparelhos eletroeletrônicos sem fios pela casa, contando com desenvolvimento da indução eletromagnética e de sistemas wifi. Pisos antiderrapante, para reduzir os riscos de queda, são aguardados para o mesmo ano por 75,1% dos participantes da pesquisa.

A automação de luzes e cortinas é esperada por 45,2% dos consultados e 24,8% desejam um assistente de voz que ajude a controlar o imóvel e realizar tarefas do cotidiano. As tomadas para carros elétricos já estão entre nós, mesmo que timidamente, mas 22% dos participantes desejam vê-las com mais frequência em suas rotinas.

Outro ponto que chama muita atenção, principalmente depois da pandemia, é que as pessoas buscam casas mais espaçosas, com soluções que facilitem a rotina e colaborem com os seus estilos de vida. Ambientes amplos, com possibilidades de diversão para adultos, crianças e pets também formam o grupo de prioridades da casa do futuro.

Residências mais práticas estão cada vez mais em alta, o que se explica facilmente em razão dos meses de isolamento social, com soluções que facilitem a limpeza e propiciem maior comodidade para receber amigos e familiares.

A simplicidade, o conforto, a qualidade de vida e a segurança do lar estão em alta e não passam por cima dos anseios tecnológicos. O imóvel do futuro reúne a comodidade de um lugar aconchegante e sustentável e as tendências tecnológicas.

É muito legal ver a evolução dos empreendimentos e a mudança do comportamento do consumidor. Nossos empreendimentos são cada vez mais plurais, com uma estrutura pronta para atender todas as necessidades.

Basta acessar o nosso site, acompanhar nossos perfis nas redes sociais ou visitar o Espaço Alliance 360. Temos certeza que a gente vai te surpreender com um projeto que tem o seu estilo.

Pular para o conteúdo