Com o fim da pandemia do coronavírus cada vez mais próximo, as mudanças se aproximam. Algumas já aconteceram e outras estão por vir. Mas o que esperar do mercado imobiliário com essa “nova fase”? Durante o período pandêmico a procura de imóveis foi intensificada, os gostos e as necessidades mudaram… Mas e agora, como será?
Tendências pós-pandemia no mercado
A digitalização do mercado imobiliário é algo que veio para ficar. Visitas, papeladas, assinatura de contratos… tudo isso continuará presente nos protocolos de imóveis, principalmente com aluguéis. A versatilidade de poder resolver tudo através do computador facilita – e muito – o processo de aquisição de um imóvel.
E a tecnologia não pára só no processo entre cliente e corretor, ela vai para dentro das residências.
Nas áreas comuns dos condomínios, a tecnologia segue aliada à segurança. Além das câmeras espalhadas pelos entornos, outros recursos como reconhecimento facial e biometria já estão sendo requisitados e utilizados em muitos empreendimentos.
E não para por aí. A busca por recarga elétrica tem aumentado. Não basta mais um ponto só por condomínio. Energia solar também é outro recurso que tem se mostrado bem eficiente junto com a reutilização da água.
Isso nos leva para outro ponto que está cada vez mais forte: a sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente é uma tendência que veio para ficar e se fortalece a cada dia. Além de ser uma alternativa para reduzir custos, a atenção com o futuro ganhou um lugar especial nos pré-requisitos das pessoas na hora de escolher onde morar.
Você deve estar se perguntando: o que muda nos imóveis?
A busca por imóveis bem localizados se intensifica. Quem mudou a rotina e agora trabalha de casa não quer mais perder tempo com trânsito. Mas entenda, a boa localização não está diretamente ligada com morar nos centros e bairros caros, e sim com a qualidade de vida que cada um busca.
A personalização de imóveis também ganhou um espaço maior. Olhando pelos apartamentos, ter ambientes funcionais e multiusos viraram prioridade, além de conforto para trabalhar e aproveitar os momentos de descanso.
A busca por condomínios horizontais também se intensificou, pois passam conforto, segurança e privacidade quando o assunto é comprar uma casa.
Além disso, espaços com área gourmet, varandas e sacadas dispararam nas buscas. Esses diferenciais oferecem mais qualidade de vida para os compradores e suas famílias. Imóveis amplos e bem divididos também estão sendo mais buscados por possibilitarem atividades físicas, descanso e lazer no mesmo lugar.
Os imóveis mais próximos da natureza ganharam mais fãs. Estar perto de plantas, paisagens naturais e cultivar horta em casa deixou de ser um simples hobbie para ser um estilo de vida, melhorando a saúde mental também.
Especialistas afirmam que as tendências que ganharam força com o isolamento social continuam fortes. E a Alliance conta com uma variedade de imóveis diversificados para atender às suas necessidades.
Quer saber mais? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais.