INVESTIMENTOS: Descubra como ter retorno financeiro e proteger seu patrimônio

22/05/2020

Renda Fixa, Bolsa de Valores e Mercado imobiliário oferecem oportunidades para investidores 

Para proteger seu dinheiro e garantir a segurança patrimonial, é preciso ser proativo na busca por boas opções de investimentos. Então, pesquise entre as muitas possibilidades e defina sua estratégia certeira para garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio.

Economistas reforçam que manter o dinheiro ‘parado’ na conta corrente e na caderneta de poupança é um problema. Além da tentação de gastar os recursos, a poupança deve encerrar 2020 rendendo menos que a inflação. E isto pelo segundo ano seguido.

Então, como manter uma reserva de emergência, ou seja, um dinheiro que pode ser retirado sem muita burocracia? Os especialistas apontam que uma forma rentável e segura de cuidar desse dinheiro são os fundos de renda fixa, compostos, por exemplo, por títulos públicos e privados. Você pode optar por papéis do Tesouro Direto ou CDB, por exemplo, com liquidez diária, que pode ser sacado a qualquer momento e tem baixas taxas de administração.

Os principais produtos de renda fixa são:

  • Simples – Atende iniciantes e pequenos investidores. Baixo custo e menos risco. Composto majoritariamente por títulos públicos com baixo risco de crédito.
  • Curto Prazo – Fundos com prazo menor para o vencimento dos títulos (públicos ou privados atrelados à Taxa Selic).
  • Longo Prazo – Vencimento médio da carteira fica acima de 365 dias. Estes fundos podem ter títulos prefixados e pós-fixados. O risco é um pouco mais elevado, em compensação, a rentabilidade costuma ser maior.
  • Dívida Externa – Aplicação de ao menos 80% do patrimônio em títulos da dívida externa da União.
  • Crédito Privado – Mais flexível e também com risco um pouco maior. A carteira tem ao menos 50% de ativos em títulos privados, como CDBs e debêntures.

Para um retorno de médio a longo prazo, os investidores também estão olhando para a Bolsa de Valores.

Algumas regras e avisos importantes para quem quer investir nos dias de hoje na Bolsa:

  • Busque por papéis de empresas ligadas a setores mais sólidos, como as exportadoras de ‘commodities’ (papel, aço, indústria agropecuária), que estão sendo beneficiadas pelo Real desvalorizado frente ao Dólar
  • Empresas de varejo e e-commerce também estão em destaque no momento
  • Lembre-se que este é um período de fortes emoções no mercado de ações.

Já uma excelente oportunidade para investimento de longo prazo é ir às compras no mercado imobiliário. Veja alguns motivos:

  • A Selic mais baixa da história
  • Grande oferta de crédito e taxas mais atrativas de financiamento
  • O imóvel é uma moeda forte e à prova de crises.

Imóveis também são ativos que conseguem manter seu valor mesmo em tempos de turbulência financeira. Adquirir um apartamento na planta pode significar uma valorização de até 50%, com o passar dos anos. Ou seja, seguro e altamente eficaz na proteção do seu investimento.

Já quem busca um imóvel pronto, tem oportunidade de garantir retorno financeiro imediato com o aluguel e garantir uma renda por toda a vida, inclusive como forma de aposentadoria.

Para isso, é fundamental buscar empresas que tenham solidez e credibilidade no mercado. Fique atento aos principais destaques:

  • Potencial da região do futuro imóvel
  • Qualidade construtiva do empreendimento
  • Entender as características do imóvel que procura (residencial, comercial, home & business, aluguel, loteamentos).

Investir é fazer o dinheiro “trabalhar” para você e ter rendimentos com a administração do patrimônio. Procure mais informações e identifique as melhores oportunidades no mercado para o seu perfil de investidor.

Pular para o conteúdo