Setor cresceu no ano passado e tornou investimento imobiliário especialmente atrativo para quem busca boa rentabilidade e segurança.
O mercado de imóveis alcançou resultados bastante positivos em 2020. E a manutenção dos excelentes índices da economia tornam o investimento imobiliário – seja em empreendimentos residenciais, comerciais ou terrenos – uma opção rentável e segura para os compradores.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 97% dos empresários do setor pretendem lançar novos projetos nos próximos 12 meses. O número é uma indicação de que o mercado vai continuar aquecido e se consolidando como um investimento seguro.
Ou seja, o bom indicador dos números se traduziu em crescimento de vendas: o perfil de baixo risco do investimento imobiliário, a garantia de retorno e a valorização ao longo dos anos garantiram um aumento na comercialização de imóveis no segundo semestre de 2020.
E alguns fatores garantem a estabilidade e segurança para investimentos.
Taxa Selic favorece investidores e consumidores
A conjuntura atual do mercado financeiro favorece o crescimento do setor imobiliário. A taxa Selic, que rege as taxas de juros em vigor na economia nacional, está fixada em 2%, o patamar mais baixo de todos os tempos.
Os juros abaixo da média histórica afetam positivamente o comprador de imóvel: juros mais baixos representam um desconto considerável nas parcelas de financiamentos imobiliários.
Isso acaba favorecendo também o investidor, pois significa uma procura ainda maior por imóveis e é uma garantia de que o investimento imobiliário traz grande retorno.
Investimento imobiliário ganha maior rentabilidade
Com a Selic baixa, o investimento imobiliário torna-se uma opção frente a investimentos de renda variável. O rendimento da poupança, por exemplo, é calculado de acordo com a taxa Selic – quanto menor a taxa, menor o rendimento, e a compra de imóveis se apresenta como a melhor maneira de materializar dinheiro e diversificar o portfólio.
Por exemplo: o aluguel rendeu, em 2020, cerca de 0,5% do valor do imóvel, o que se traduz em uma rentabilidade de 6% ao ano. O Banco Central prevê que a taxa Selic suba para até 3% em dezembro de 2021, o que geraria um rendimento anual da poupança de cerca de 2%.
Ou seja, a poupança continua rendendo dinheiro, mas representa uma perda do poder de compra ante o investimento em imóveis.
Garantia de retorno durante a pandemia
Com a instabilidade econômica provocada pela pandemia, investir na bolsa – medida comum entre investidores mais arrojados – torna-se especialmente arriscado: em março de 2020, com a explosão da pandemia no Brasil, os valores das ações chegaram a cair mais de 50%.
Considerando que a crise provocada pelo covid-19 ainda deve se estender ao longo de 2021, investir em imóveis acaba se tornando uma ação mais segura, o que deve atrair uma parcela maior de investidores e diversificar o mercado.
Alta demanda
Além de todos esses fatores, há uma procura constante por imóveis por sua versatilidade – um imóvel recém adquirido pode ser utilizado para morar, alugar, construir ou reformar. Investimentos no setor mantêm, assim, a garantia de retorno do dinheiro investido por meio da constante procura.
E então, agora que você já sabe que o investimento imobiliário é a opção mais segura e rentável para aplicar seu dinheiro em 2021, nós te convidamos a conhecer o diversificado portfólio de produtos que a Alliance oferece para os diferentes tipos de investidores.