A Geração Z não é mais composta por crianças. São jovens adultos que trabalham, gastam dinheiro, ocupam posições importantes na construção do País e compram, vendem e alugam imóveis. A forma como os “Gen Z” se relacionam com o mercado imobiliário vem mobilizando incorporadoras, empresas e outros atores do setor.
Eles são nativos digitais e buscam trabalhos mais flexíveis, com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias. Além disso, os valores são inegociáveis, tanto em termos de consumo quanto de escolha da carreira. Sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade são temas de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010.
A movimentação dessa geração no mercado de forma geral começa agora a ter seus primeiros impactos no mercado imobiliário.
1. Famílias e espaços menores
As famílias passaram a ter menos integrantes, o que implica diretamente na diminuição da quantidade de cômodos.
Os casamentos tardios redirecionaram outra tendência, que é de um número maior de pessoas que moram sozinhas por mais tempo. O que desencadeou a tendência de espaços como studios e lofts para os jovens na hora de comprar o primeiro imóvel.
2. Conforto e infraestrutura
Um lugar que oferece além do habitual (piscina, área infantil e salão de festas) também virou prioridade entre a geração Z.
Os altos índices de trabalhos home office pedem espaços tranquilos para executar as tarefas. Um empreendimento com espaço de coworking além de atrativo é ideal para quem quer variar o ambiente de trabalho organizado em casa. Além de permitir uma interação maior com vizinhos que vão além da convivência diária.
A área de lazer completa se tornou também um diferencial. Itens como sala de cinema, salão de jogos, spa e outros viram a sensação e atraem os olhos de quem não abre mão de aproveitar o tempo sem precisar ir para longe.
3. Áreas comuns e espaços compartilhados
Espaços como academia, bicicletário, lavanderia, pet places, área gourmet e mercadinhos também estão em alta nas buscas.
A facilidade de ter essas áreas no condomínio sem um valor adicional, pois estão inclusos no condomínio, é um fato que cativa e chama a atenção dos jovens que estão buscando um lar.
4. Localização e transporte
A localização, que antes era um ponto de atenção na hora de comprar um imóvel, hoje é vista como fator decisivo.
Não é prioridade para a geração Z morar em um bairro chique se ele não oferece facilidades como lazer, mercados e farmácias perto do endereço.
A facilidade de acesso a transportes é cada vez mais essencial. E tudo isso em busca de uma coisa só: a qualidade de vida.
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Como você pode perceber, as mudanças no mercado imobiliário mudam de geração para geração. Mas uma coisa é certa: quem escolhe um Alliance tem a experiência completa de moradia para todas as gerações. Conheça mais nas nossas redes sociais.
Até o nosso próximo texto!