Um bom corretor deve sempre manter um sorriso no rosto. Para tornar isso possível e de maneira natural é preciso ter em mente que essas são características fundamentais para quem lida com vendas.
Bom humor tem tudo a ver com:
Simpatia
Carisma
Entusiasmo
Empatia
Gentileza
Esses requisitos são essenciais para os profissionais conseguirem encantar os seus clientes, principalmente em uma negociação.
Em tempos de alta tecnologia, o bom humor é uma habilidade que vai diferenciar você significativamente do atendimento eletrônico. Por mais que alguns pontos deixem o contato menos robotizado, ele não se compara ao carisma gerado pelo bom humor de um corretor que está do outro lado da mesa.
Fique atento às emoções
As emoções, se trabalhadas de forma correta, podem ser grandes aliadas no resultado positivo, conhecidas como emoções funcionais. Ajudam você a produzir mais e melhor. Preste atenção em como é comum você se deparar com pessoas de mau humor que conseguem deixar todo mundo mal-humorado, deixando o ambiente com uma energia mais pesada e tensa.
O humor é uma ferramenta importante na hora de criar ligações e aumentar a confiança. E isso tem uma explicação: o sorriso estimula a produção de oxitocina, um hormônio que facilita a criação de laços sociais, aumenta a confiança e amplia o autoconhecimento.
Mas como usar o humor no ambiente de negócios?
Primeiro, aprenda a rir dos seus defeitos. Não em tom de desvalorizá-los, mas trazendo para você um lado mais humano. Isso ajuda a criar conexões e faz você parecer mais confiante – afinal, se você pode brincar com suas falhas, deve ser muito seguro em suas habilidades.
Saiba dosar
Um dos ambientes mais efetivos para usar o humor no ambiente de trabalho é em uma mesa de negociação, onde as piadas podem servir como ferramenta de persuasão. Mas cuidado, o humor também tem limites, você pode ser uma pessoa engraçada e manter a seriedade profissional. A ideia é trazer mais leveza para os seus negócios e não um tom que faça com que você perca a sua seriedade.
Os pesquisadores Karen O’Quinn e Joel Aronoff estudaram um grupo de pessoas durante uma negociação de obras de arte. Quando os vendedores concluíam a oferta final com um tom mais engraçado/convidativo, os participantes pagavam 18% mais pelas obras.
–
O bom humor estabelece empatia e confiança, e, mais do que isso, desperta habilidades imprescindíveis, como o jogo de cintura, o improviso, criando um link de simpatia e até mesmo, parceria, com o potencial cliente.
Uma coisa é certa: no mundo dos negócios, quem adota uma postura mais alegre, e cultiva o bom humor, com extrema positividade, sai na frente dos demais, promove um diferencial no mercado e tem mais chances de voar cada vez mais alto.
E claro, conte sempre a Alliance para ajudar você a ir sempre mais longe.