Você sabe o que é e para quê servem os relatórios de acompanhamento das obras do seu futuro apartamento? Bom, para facilitar a vida de quem quer ver de perto o desenvolvimento da sua futura casa, as principais construtoras do mercado desenvolvem uma série de métricas para apresentar aos clientes e imobiliárias o desenvolvimento do projeto: fundação, estrutura, revestimento, acabamento, limpeza, entre outros itens.
A ideia aqui é trazer clareza e transparência para o comprador, que não precisa conhecer tão profundamente assim sobre engenharia, arquitetura, paisagismo ou gestão, mas acaba sabendo, em tempo real, como está o andamento do seu maior sonho: o seu novo apartamento da Alliance.
A construtora, aliás, desenvolveu uma metodologia de análise com base em relatórios e visitas técnicas, e transforma esses dados em informações que podem ser lidas facilmente e estão disponíveis no site e na área restrita aos clientes. É o caso, por exemplo, do Mansões Wellington Barreto, empreendimento em construção e que vem sendo acompanhado de perto pelos compradores, inclusive com o uso de vídeos pela Alliance.
Mas não é apenas para mostrar ao cliente como está o andamento do projeto. O acompanhamento técnico das obras serve, principalmente, como ferramenta de gestão, com avaliações de produtividade e de qualidade desenvolvidas pela construtora, seguindo normas técnicas. E isso garante também a execução dos serviços de acordo com as especificações, evitando retrabalhos e gastos desnecessários.
Muitas ferramentas tecnológicas podem contribuir para a gestão e para o acompanhamento de obras. Dentre as mais utilizadas, estão:
Armazenamento em nuvem – para atualização permanente das equipes e acesso aos cronogramas, registros e relatórios de obras.
Anotações digitais – uso de aplicativos que geram e guardam anotações, para compartilhamento com todos os envolvidos na obra. É informação o tempo todo.
Check lists – parte da rotina de quem cuida de uma grande obra. Material imprescindível para gestores e engenheiros.
Gerenciamento de Projetos – sistemas online utilizados para administrar tarefas diárias e monitorar a evolução dos trabalhos. Auxiliam na alocação de recursos, encontrar processos que precisam ser otimizados, entre outras funcionalidades.
Sistemas de monitoramento – fotos, mensagens de texto e áudio, vídeos, planilhas. Informações que trazem para dentro dos escritórios a realidade do canteiro de obras.
Como dá para perceber, desde a fundação até o momento da entrega, o seu futuro apartamento está sempre sendo monitorado pela equipe da Alliance. Esse acompanhamento segue as normas técnicas de execução e é feito usando ferramentas tecnológicas, que permitem o controle de tudo na palma da mão.
A ideia é simplificar o acesso aos dados, para melhorar a organização e entregar o melhor resultado com o padrão Alliance que você já conhece.
Tem alguma dúvida sobre o acompanhamento das obras? Fale com a gente e entraremos em contato.