Morar em apartamento tem muitas vantagens: segurança, conforto e lazer completo ao redor. Porém, quando o assunto é animais de estimação, é preciso fazer algumas considerações. Como escolher o melhor pet de acordo com o tamanho do local? E quanto aos vizinhos? Ninguém quer incomodar os outros.
O cachorro, “melhor amigo do homem”, é sempre uma das primeiras opções. Vale lembrar que mesmo os pequenos precisam de companhia, atenção e espaço. O Beagle, por exemplo, é pequeno, mas hiperativo. Por isso, não dá para deixar o pet preso por muito tempo.
Entre as raças de cães que melhor se adaptam a um apartamento estão:
- Poodle: conhecido pela sua inteligência e carinho, se adapta facilmente a apartamentos pequenos.
- Yorkshire: é um pouco hiperativo e precisa praticar exercícios. Leve-o para caminhar duas vezes ao dia ou gastar um pouco de energia no pet place.
- Schnauzer: cão de porte médio e bem comportado.
- Pug: um pouco agitado quando filhote, mas se acalma ao chegar à vida adulta.
- Buldogue: a raça para quem tem tempo disponível. O Buldogue é um cão carente e pode até adoecer se ficar muito tempo longe dos donos.
Os gatos são outra opção. Especialmente para quem prefere um bichinho mais independente. Isso não quer dizer que o dono deve ficar despreocupado. Eles precisam de carinho e cuidados específicos, como telas ou grades em janelas.
Outras espécies para apartamentos são os hamsters, chinchilas, peixes ou até mesmo os exóticos, como furão e jabuti. Esses animais costumam ocupar pouco espaço, mas isso não significa que o cuidado será menor. Ao contrário. É preciso atenção para suas particularidades.
Independente do pet escolhido, o ideal é conversar antes com um veterinário e pedir orientação. Seu amiguinho também merece viver melhor.