Quem não gosta de receber em casa amigos e familiares num espaço confortável e bem decorado? Por isso, os empreendimentos que destacam sacadas, terraços e varandas são os mais valorizados.
Estas áreas externas são excelentes para montar espaços gourmet, que são um convite para os apaixonados (e curiosos) pela gastronomia.
Ficou interessado em montar um espaço gourmet na sua casa ou apartamento? Veja aqui algumas dicas para reformar e equipar essa área e deixá-la irresistível:
- Faça um projeto arquitetônico ou de design para melhor aproveitamento de toda a área. Como esses espaços estão, geralmente, integrados ao interior da casa, é fundamental que haja uma harmonia e convivência entre eles.
- No projeto, vale a pena investir numa bancada (se for possível, devido ao espaço), pia, cadeiras confortáveis e com tecido resistente, espaço para talheres e copos. Tudo para que você tenha muita praticidade.
- Forno e/ou churrasqueira são peças que não podem faltar em um espaço gourmet. Mas é preciso fazer adaptações para evitar que a fumaça domine todo o ambiente.
- Dê preferência a itens que tenham muita funcionalidade. O revestimento, por exemplo, deve ser fácil de limpar, já que o espaço acumula muita gordura e poeira. Invista em itens em cerâmica, vidro, metais, móveis multifuncionais que sejam resistentes e prontos para áreas externas.
Qual a diferença entre sacada, terraço e varanda?
– Terraço
Ambiente localizado acima do espaço da construção. Esse espaço totalmente aberto fica, geralmente, no topo de um edifício ou residência.
– Varanda
Espaço intermediário entre o interior e o exterior de uma residência, protegido por uma cobertura. Na maioria dos casos, acompanha a parte da frente e das laterais da casa.
– Sacada
Também conhecida como balcão, projeta-se da parede, criando um efeito visual como se a área estivesse “saltando” da casa ou apartamento. Além de ficar bonito e super convidativo, o espaço gourmet valoriza também o preço do imóvel e desperta mais interesse não só na hora da venda, mas também para locar. A valorização, lógico, varia de acordo com o tamanho das áreas interna e externa.