Ao procurar um imóvel, para alugar ou comprar, o futuro morador quer atender ao máximo suas necessidades e da família: proximidade da escola e do trabalho, fácil acesso e tranquilidade na vizinhança, região mais valorizada, um imóvel maior e mais adequado à família, entre outras. Para isso, o suporte dos corretores de imóvel é indispensável, profissionais com experiência de mercado e que conhecem as variantes sobre a região e a qualidade de vida que ela oferece.
De acordo com estimativa divulgada pela Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), de 2013 para 2017, o número de corretores cresceu 23,2%. Com o aumento da concorrência, o mercado passou a exigir mais conhecimento e preparo para que eles possam se destacar. É cada vez mais necessário que os corretores estejam atentos a todos os detalhes que possam fazer a diferença, trazendo o produto correto para cada cliente.
Tão importante quanto conhecer a parte técnica do empreendimento, como área de lazer com itens diferenciados, número de quartos, vagas na garagem, esse profissional precisa saber sobre questões mais subjetivas e que fazem toda a diferença, como sustentabilidade do projeto, entender o que é qualidade de vida para cada cliente, conhecer sobre a atuação social da construtora, benefícios da localização do imóvel. Tudo isso conta pontos na hora do atendimento.
Outra dica importante para o corretor é sempre estar abastecido de informações. Levar dados gerais de mercado, apresentar imagens e o book do produto, levantar os empreendimentos comerciais que estão na vizinhança, usar ao máximo os recursos de vídeos e imagens 3D, uma vez que o cliente nem sempre tem a oportunidade de visitar o imóvel de seu interesse.
Além das técnicas de venda, estar atento à linguagem, roupas, comportamento é fundamental para estabelecer uma conexão maior com o cliente e transmitir credibilidade e confiança.