Muito utilizado nos Emirados Árabes, o limão negro, chamado de lommi, nada mais é do que o resultado do processo de desidratação de limões. O sabor é cítrico, terroso e possui um fermentado bem potente. É complexo, mas agradável ao paladar. O seu prato ficará com um sabor exótico e surpreendente.
Ele é tradicionalmente usado inteiro em sopas e ensopados. Antes de servir o prato, retire o limão do mesmo, esprema bem suco que fica dentro de sua cavidade e misture. O lommi também pode ser usado moído para temperar pratos com arroz como no norte da Índia, ou temperar carnes grelhadas ou assadas. Nesse caso, triture apenas a parte interna do limão. Você pode usar um moedor de especiarias/café.
Como fazer limão negro?
– Escolha limões pequenos e bem firmes. Lima-da-pérsia é a melhor opção, mas o loomi pode ser feito também com limão-tahiti ou galego.
– Ferva-os em água com bastante sal grosso por aproximadamente de 20 minutos.
– Deixe esfriar e seque-os com papel toalha. Em seguida, coloque os limões em um local ventilado e ensolarado e deixe lá por aproximadamente 3 ou 4 dias.
– Se quiser agilizar o processo, você pode secar os limões no forno. Você vai precisar colocá-los dentro de uma panela de barro e leva-la ao forno com fogo baixo. Depois de os limões reduzirem de tamanho pela metade, eles devem ser colocados ao sol para finalizar o processo.
Agora que você já sabe como produzi-los, que tal levar esta surpreendente especiaria para sua mesa?