Após a euforia do anúncio da cor do ano da Pantone, a tonalidade Classic Blue (de referência PANTONE 19-4052) já caiu no gosto de todos. Clássica até no nome, ela carrega sofisticação e promete estar muito presente nas nossas escolhas: tecidos, tintas, objetos, móveis e tudo o que sua criatividade pedir.
Por ser considerada uma nuance forte e mais madura, se comparada à anterior (Living Coral, em 2019), o Classic Blue pode deixar muita gente indecisa na hora da aplicação, afinal, o objetivo não é sobrecarregar. Para a decoração, é uma grande oportunidade de explorar um tom atemporal e elegante em detalhes que fazem toda a diferença.
Para ajudar quem quer aderir ao Classic Blue na decoração, reunimos dicas para usar a cor do ano no lar. Confira:
1- Estofados
A tendência dos estofados com cores mais fortes e que fogem do que costuma ser convencional (tons terrosos, cinzas e preto) não é novidade, mas optar por um sofá ou poltrona na cor Classic Blue é uma ótima aquisição. A melhor parte é que essa escolha vai bem em ambientes que mesclam estilos clássico, moderno, industrial, BoHo e até minimalista. Para criar harmonia, aposte em almofadas, mantas e outros acessórios que misturam a paleta de cores do ambiente com tons de azul semelhantes.
2- Móveis
A marcenaria também é uma possibilidade para o Classic Blue. Seja renovando os armários da cozinha ou apostando em uma mesa de apoio, a cor vai permitir mais personalidade ao ambiente. O contraste com o branco, o marmorizado e tons de cinza, claro, é uma combinação perfeita para destacar o azul, por exemplo!
3- Paredes
Renovar as paredes da casa é uma alternativa mais fácil e acessível para quem não quer trocar os móveis. Optar por uma meia-parede Classic Blue ou molduras Boiserie ajuda a criar toques de modernidade ou de clássico. Mas atenção à iluminação do local onde será pintado, o ideal é que cômodos mais escuros sejam evitados ou que a iluminação seja ajustada.
4- Detalhes
Não quer trocar móveis ou modificar paredes? Invista em louças, itens para mesa posta, roupa de cama, objetos de decoração e outros detalhes facilmente modificáveis. O Classic Blue estará lá quando você precisar, sem que seja necessário algo fixo e definitivo. Dessa forma, é ainda mais fácil manter a decoração da casa sempre renovada e aberta às possibilidades.
Por fim, a principal dica na escolha de onde aplicar o Classic Blue é a autenticidade. Analise os ambientes, suas paletas de cores e onde a cor do ano poderia agregar mais, sem se impor ao estilo da sua casa e mantendo a personalidade da mesma. Depois é só curtir a decor renovada!